A previdência privada é frequentemente considerada uma opção de investimento de longo prazo para a aposentadoria. Ela oferece vantagens significativas, como a complementação da aposentadoria do INSS e a manutenção do padrão de vida desejado na aposentadoria.

No entanto, a previdência privada também tem suas desvantagens e riscos. Em muitos casos, os rendimentos são relativamente baixos e não acompanham adequadamente a inflação. Já atendemos casos que renderam menos de R$100,00 (cem reais) por mês de pagamentos para o investidor.

Além disso, existem casos em que fundos de previdência privada quebraram, deixando os participantes com benefícios muito abaixo do salário mínimo.

Algumas brechas também podem permitir uma espécie de desregulação dos benefícios autoatribuídos pelos diretores de alguns fundos previdenciários, que se remuneram com salários milionários para a diretoria, usando o dinheiro do fundo. Isso pode levar à quebra do fundo quando as pessoas começam a solicitar os benefícios.

É essencial ter cuidado e entender os riscos ao escolher o fundo de previdência privada no qual você investirá, mesmo que seja ligado a um banco tradicional.