LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário) oferecem, de maneira geral, um nível de risco mais baixo quando comparado a ativos de renda variável, como ações. Na verdade, LCA e LCI competem com os investimentos de renda fixa como o Tesouro Direto, Previdência Privada e CDB.

Neles, os bancos pegam seu dinheiro e investem no agronegócio ou em investimentos imobiliários.

A grande vantagem da LCA e LCI é a Isenção do imposto de renda. Sim, não há cobrança de IR sobre esses investimentos. Por outro lado, seu rendimento é menor. Historicamente, esse rendimento varia de 5 a 7% anual. No final das contas, é mais ou menos os mesmos ganhos que o CDB e o Tesouro Direto, já descontados o IR destes.

Investir em LCAs e LCIs implica e alguns riscos, como de liquidez, já que não oferecem resgate diário, podendo resultar em prejuízos; de mercado, que surge na venda antecipada, levando a valores inesperados; de reinvestimento em cenários de queda de juros, dificultando obter taxas tão atrativas quanto as do investimento anterior; de taxa de juros afeta títulos de renda fixa, tornando-os menos atrativos se as taxas subirem e o inflacionário, que ameaça corroer o poder de compra ao longo do tempo.