Os fundos imobiliários oferecem uma maneira acessível de adquirir exposição ao mercado imobiliário sem a necessidade de comprar propriedades físicas.
Esses fundos funcionam como investimentos coletivos, nos quais os investidores aportam seu capital e investem em uma variedade de ativos imobiliários, como edifícios comerciais, shoppings, hospitais, entre outros.
Os retornos dos fundos imobiliários podem ser atrativos, com a possibilidade de receber dividendos periódicos, geralmente mensais, provenientes da distribuição dos aluguéis e resultados dos investimentos realizados pelo fundo. Embora seja raro, fundos imobiliários também podem enfrentar dificuldades, especialmente em períodos de crise econômica.
Ainda que seja difícil que um fundo imobiliário quebre, não é impossível.
No entanto, a experiência internacional mostra que os fundos imobiliários têm apresentado bons níveis de rentabilidade, variando entre 0,5% e 1,5% ao mês.
É importante lembrar que os fundos imobiliários são negociados na Bolsa de Valores e fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).